Decisões

10/09/2017

Esta semana quero falar sobre decisões.

Decidir ter um filho não é uma decisão fácil para muitas pessoas... algumas dizem que se pensarem muito não têm... (Se eu não pensasse... vixi... teria 10! Uma pena que eu penso tanto... kkkk )

Para mim, ter um filho vai além de uma escolha simplesmente pessoal... a gente escolhe, claro, mas o universo também escolhe com a gente e pela gente (muitas vezes!!!) E o gerar é a primeira decisão de muitas que iremos  tomar nesta jornada de trazer alguém à este mundo. 

O parto é uma dessas grandes decisões... e sim ele é uma decisão... A mulher, a família têm que ser orientada e apresentada à todas as possibilidades existentes... mas quem escolhe é a mulher e quem mais ela aceitar colocar perto dela.

"Ah Carol... hoje em dia quem não quer um parto humanizado?"

Acredito que humanizado, no profundo sentido da palavra, todas (os), porque por humanizado entendo; repleto de informações, carinho, suporte, escolhas e responsabilidades. Entretanto não podemos transformar a ideia de parto humanizado em parto domiciliar, parto natural ou o parto na água como regra... 

Por exemplo, existem mulheres que odeiam água na hora de parir... Tenho uma amiga que teve dois PDs (partos domiciliares) e diz q toda vez q ela entrava na banheira ou no chuveiro as dores aumentavam. Também existem mulheres que se sentem mais seguras no ambiente hospitalar e aquelas que têm pavor à hospital... 

Se a idéia de humanizado é a ideia de cada mulher, cada gestação vai ser tratada com a individualidade que merece e precisa... então eu me atrevo a  dizer... "Todo mundo precisa de um parto humanizado".

Por isso, hoje vamos falar de decisões porque a Doula, a Educadora Perinatal e a Consultora em Amamentação vão te mostrar as possibilidades, mas quem vai fazer a jornada é VOCÊ... e você não precisa pensar na equipe, na sua tia, na sua vizinha... você precisa pensar em VOCÊ!

EU, Carol, jamais pensaria em parir com muitas pessoas ao meu redor... tenho muita dificuldade com "plateias"... mas tem mulher/ família que gosta, e a escolha é DELA!

Hoje, no SIAPARTO, eles falaram da " responsabilidade" dos cuidadores (eu não fui kkk mas a tecnologia me contou o q aconteceu por lá! Obrigada Whatsapp!).

É difícil dizer isso... mas quem cuida... cuida... não toma decisões. Nós, que acompanhamos o gestar e o nascer temos como princípio mostrar as opções... mas não julgarmos. A escolha é sua (gestante)! Não se preocupe com o que acho... eu vou te apoiar... mas preciso que você conheça os pontos positivos e negativos da sua escolha... isso é empoderamento.

"EU LI, CONVERSEI, PENSEI, DEBATI E ESCOLHI." 

Quando você fez tudo isso e decidiu por um caminho a seguir, você se tornou protagonista... e eu fiz o meu papel... Te ouvi, acolhi e RESPEITO.

Vou te pedir para dividir os momentos que virão da sua escolha, para rirmos, (re) pensarmos, sentirmos e aprendermos com eles... mas fique tranquila quem realmente cuida... cuida e apoia...

Beijo e boa semana!