E se tiver mecônio?

07/05/2018
Mecônio é o nome do primeiro cocô produzido pelo bebê. Ele começa a ser produzido ainda no útero da mãe. Isso faz parte do amadurecimento do feto. Quando seu sistema digestivo está pronto, ele começa a engolir o líquido aminiótico (que contém urina, vérnix, lanugo-os pelinhos q cobrem o corpo do bebe- e celulas mortas) e tdos esses elementos formam o mecônio dentro do intestino fetal e ele será eliminado apartir da maturidade do feto.
Fazer cocô na barriga é normal, fisiológico e esperado. "Mas Carol, não é perigoso?"
Quando se observa mecônio no líquido aminiótico é preciso levar algumas coisas em considerações:


1- Quão fluído é esse mecônio; ou seja, existe mais liquido aminiótico que mecônio?
2- Como estão os batimentos cardíacos fetais?
3- Como está a oxigenação materna?O bebê morre pq engoliu mecônio?

NÃO, a ingestão do mecônio não é a gde vilã. Ao INGERIR uma maior quantidade de mecônio o bebê pode vomitá lo ao nascer ou passar por uma "lavagem", principalmente com equipes mais conservadoras.
O gde problema está quando o bebê inspira o mecônio.
"Mas Carol, vc me disse que bebê respira pelo cordão!" Exatamente. Bebês recebem oxigênio via cordão umbilical, mas se por algum motivo a mãe não estiver bem oxigenada ou por algum motivo os índices de oxigênio são baixos, esse feto vai tentar respirar para oxigenar o seu corpo e aí está o risco!
Por isso, minha gente, é preciso deixar essa mulher livre para escolher uma posição que mais a atenda (ela ficará mais confortável, mais calma e com isso sua oxigenação melhora. Além disso, evitar o uso rotineiro de ocitocina (pode levar o útero a contrarir diferente e isso dificulta a oxigenação do feto pois prejudica a irrigacão sanguínea do útero)
E ela, a Cesarea tão rotineira em casos de mecônio (mesmo os não espessos). Não passar pelo canal vaginal, o bebê não sofre a pressão em seu tórax, o q o ajudaria a expelir o mecônio.
Mecônio espesso é perigoso?
Pode ser, esse parto precisa ser acompanhado mais de perto, e alterações dos BCFs do bebê podem indicar a necessidade de se usar alguma ajuda instrumental neste parto, ou se as alterações no BCF se mostrarem ainda na primeira fase do trabalho de parto a equipe precisa avaliar e junto a família chegar a melhor decisão.