E a cesárea aconteceu...

04/10/2017

Quantas coisas você já planejou na vida que não deram "certo"? Quantos sonhos não nasceram, ou nasceram muito diferente do que você havia planejado? Comigo... vários... inclusive meu parto.

Mas antes de começarmos quero que você respire fundo e entenda que este post não é para falar sobre vilãs ou mocinhas. Aqui não vou falar sobre cesárias eletivas, mas se você teve uma... fique calma... também não vou questionar sua escolha... ninguém é mais ou menos mãe pela escolha da maneira do nascimento do filho/a. Somos, sim, responsáveis pelas nossas escolhas. E isso... cada um trabalha sozinho, em terapia ou na mesa do bar! (Se você for para o bar e quiser companhia... me chama!)

A cesárea é uma CIRURGIA. Ela deveria salvar vidas... massss... nas últimas décadas ela virou banalidade no Brasil. E eu tenho medo de banalidades... amores banais, consumismo banal, relacionamentos banais e cesáreas banais.

O dicionário vai te dizer que banal é algo que vira rotineiro, ordinário... e uma cirurgia não deveria ser assim. Sabe por que?

Primeiramente porque qualquer cirurgia gera um risco. No caso de uma cesárea temos um risco triplo, um risco para a família, para a mãe e para o bebê. Então cuidado com aquela frase "não quero colocar meu filho em risco", porque, se não houvesse risco em cirurgias não haveria um exame que se chama RISCO CIRÚRGICO! Certo?

Mas Carol... "Eu não queria uma cesárea"...

Eu sei... e como sei... eu também não queria uma... troquei de obstetra, tive uma super doula, li tudo, conversei com todos, sabia tudo de cor e salteado... visualizei meu parto ... hummm meu parto... mas não foi...

Tive que induzir o parto e as complicações (tema para outro post) terminaram em uma febre alta depois de mais de 40 horas de bolsa rota... Fui para o bloco cirúrgico chorando... pela dor, pelo cansaço e principalmente pela frustração. 

E se a cesárea corta 7 camadas... a minha cortou no mínimo 9.

" CAROLINA... como assim, 9?"

Sim... 7 camadas que foram muito bem costuradas pela equipe que me acompanhou e 2 outras que vêm sendo costuradas cada dia um pouquinho... Além do corpo eu tive sonhos e alma cortados.

Então se você sonhou com um PD, um parto natural, parto normal e acabou no bloco cirúrgico se acolha... porque se essa dor ficar aí dentro ela não vai deixar a alma cicatrizar... os sonhos vão continuar rasgados... e aí minha linda... a vida fica triste... o leite diminui... o bebê tem cólica... e você fica mais triste e o leite diminui ainda mais e esse ciclo não termina...

E como eu te perguntei lá no começo, quantas vezes você se viu em uma situação que não foi como você sonhou? Provavelmente algumas vezes. E leva um tempo... tempo para digerir, aceitar e depois fazer algo com essa dor.

Eu saí do hospital com a alma picadinha... e com muita paciência eu tive ajuda para costura- la. Não é frescura, não é militância... é um sonho que se foi... e quando sonhos morrem a gente vive o luto deles. Doí... muiiitttoooo, muito mais no coração e na alma do que na cicatriz... mas tem uma hora que a gente precisa escolher entre dor e sofrimento (lembra do post sobre a dor do parto?)

Vivencie a dor de não ter tido o parto que você sonhou... mas não sofra por isso.

E você, que está aí no papel do companheiro, melhor amiga, família, vizinho ou papagaio... não diga "ah... o importante é ver seu bebê saudável"... POR FAVOR... TODA VEZ QUE VOCÊ SENTIR VONTADE DE FALAR ISSO PARA MULHER QUE TEVE UMA CESÁREA E NÃO QUERIA... RESPIRA, CONTA ATÉ 45657687987047252437 E TOMA UM LITRO DE ÁGUA EM GOLES LOOOONNNNGGGOOOOSSSS.

Amigolhes e Amigalhas (como diria minha linda Gabriela Bevilaqua)... essa mãe se preocupa tanto com esse filho/a que quis que ele/a nascesse da mameira mais respeitosa... é CLARO que ela quer o bebê dela saudável... mas ela é GENTE também... antes de ser mãe ela é mulher, é ser humano... tem sonhos, vontades, sentimentos e acabou de ver um sonho gigantesco ir embora... ISSO DOÍ... 

Então acolha a dor... se você passou pela cesárea e não queria, peça colo... chore cuide de você... porque a frase que melhor descreve uma maternidade  bem vivida é aquela da aeromoça:

" Em caso de despressurização da cabine, máscaras cairão automaticamente. Puxe uma delas, coloque- a sobre o nariz e a boca ajustando o elástico em volta da cabeça e DEPOIS AUXILIE OS OUTROS."

Para ser a super mãe que queremos ser ( TEMA PARA OUTRO POST TB!) precisamos primeiro cuidar de nós... para depois cuidar do nosso bebê... tarefa difícil... mas necessária.

Então se você se informou, lutou, tentou e mesmo assim acabou no bloco cirúrgico, coloque sua máscara, respire fundo, se abrace, peça abraço para poder cuidar do seu bebê... 

Se estiver doendo muito me chama... Te ajudo um pouco e te indico outros profissionais lindos também!

Beijo na alma e no coração!