Subiu

17/09/2017

Eu prometi à ela que faria um post para ela e assim o estou fazendo... Deborah este post é para você!

Eu sempre tive pressão baixa... antes de ser mãe do João a minha pressão era 9 por 6!!! Quase morta né! Até que...

Por volta das 30 semanas minha pressão começou a subir dentro do consultório médico... Primeiro levei na brincadeira porque o Obstetra que me acompanhava era LINDO... achei que era emoção ao vê-lo... mas aí as guias de exames começaram a se multiplicar. Tinha que passar um ou dois dias fazendo xixi dentro de um recipiente, tira sangue pra isso pra aquilo e ir medir a pressão (com ele) todo dia... Até que um dia me revoltei e fui medir a pressão em outro lugar... E... ela estava NORMAL... 11 por 7.

Acho que a decepção deve ter feito ela subir depois... Ele era tão carinhoso, atencioso, cuidadoso... E CESARISTA...

Eu não tinha pressão alta, ele sabia disso... mas queria arrumar qualquer desculpa para agendar a data do nascimento do João...

Mas ele não esperava que por trás desses cabelos loiros estivesse alguém que estudava, que se informava ... que lia o https://estudamelania.blogspot.com.br/2012/10/estudando-hipertensao-na-gravidez-parte.html#!/2012/10/estudando-hipertensao-na-gravidez-parte.html .

Minhas queridas... Pressão alta não é indicação de cesárea... Pensem comigo...

Antes de uma cirurgia os médicos sempre pedem o tal de risco cirúrgico, e se a pressão estiver alta não pode fazer cirurgia... Se a cesárea é uma cirurgia (corta 7 camadas!!!) como pode ser indicada para quem tem pressão alta?

Para os matemáticos seria mais ou menos assim:

Cesárea = Cirurgia.

Cirurgia + Pressão Alta = RISCO

logo

Pressão alta não é indicação real de cesárea... Em casos graves (porque a pressão alta pode causar sérios problemas durante a gestação, assim como na vida toda) o parto deve ser induzido. 

Na verdade existem:

  1. Hipertensão gestacional- que comummente aparece  no final da gestação desaparece no pós- parto ( aqui não há presença da proteinúria)
  2.  Pré - eclampsia- geralmente surge após a 20ª semana de gravidez associado à perda de proteínas na urina, situação que é chamada de proteinúria ( aquele exame do xixi por 24 horas!) . Além disso, a hipertensão que surge após a 20ª semana de gestação e está associada a problema renais, do fígado, do sistema nervoso central ou queda no número de plaquetas também pode ser pré-eclâmpsia;  
  3. Hipertensão crônica já existente -a mulher já era hipertensa antes de engravidar ;
  4. Hipertensão com superposição a pré- Eclampsia- é a pré-eclâmpsia que ocorre em mulheres previamente hipertensas.

Seu obstetra e informação são as melhores formas de combater e/ou tratar a hipertensão na gravidez. Mas aliado ao "tratamento" convencional eu gostaria que você se perguntasse o motivo da sua pressão é alta. Grande parte dos casos de pressão alta estão associados ao stress, necessidade de agradar o outro,  dores emocionais e situações com as quais brigamos internamente... 

Por isso, a hipertensão pode ser fisiológica, mas pode também ser emocional... Converse, tente, se informe... seja acolhida... e ESTUDE!!!!

Hipertensão real é perigosa na gestação e fora dela, mas ela precisa ser tratada, além disso, precisa- se tratar os sintomas e as causas! Florais, medicação, exercícios e dieta adequada vão cuidar de você e do seu bebê...

Beijo grande, com muita pressão na bochecha e boa semana!