Amamentação e volta ao trabalho

24/09/2017

Essa semana uma amiga me perguntou:

"Carol, volto a trabalhar mês que vem... como faço para tirar e armazenar o leite?"

Primeiramente quero dizer que fiquei feliz... fico muito feliz toda vez que vejo uma mulher querendo amamentar! 

Aí lá fui eu procurar vídeos, textos e mais informações... então senta que lá vem a informação!

A primeira dúvida é sempre sobre como retirar o leite.

Existem dois tipos de ordenha:

  1. Manual
  2. Ordenha com máquina ou bomba.

Na ordenha manual a gente precisa de mãos muito limpas, relaxamento e as mamas (CLARO NÉ, CAROLINA). Então com as mãos e mamas bem lavadas com água de sabão neutro ( se puder é bom cabelos presos e preferencialmente uso de máscara, mas ninguém faz isso em casa... essa é a vida como ela é... ) você pode começar com uma massagem para desfazer alguns nós (excesso) de leite nos alvéolos da mama. PAARRAAAA! QUE SÃO ALVÉOLOS, CAROL?

ANATOMIA DA MAMA

Acho que a gente (pelo menos eu tinha) tem a ideia de que toda a mama estoca leite. Na verdade o leite é produzido nos alvéolos e quanto mais o bebê mamar, mais leite a gente produz! Por isso, a mama não é armazenadora de leite e sim produtora...

OPS... VOLTA PARA O PROCESSO DE ORDENHA MANUAL!

 Mas voltando ao processo para fazer a ordenha manual do leite materno, a pega da mão deve ser em formato de "C" com o dedão na parte superior a auréola e os demais dedos na parte inferior a mama. Aí com os dedos polegar e indicador, fazer uma leve pressão contra o peito e em seguida levar um dedo em encontro levemente sem encostar um no outro e você vai fazendo esse movimento em todas as direções para conseguir fazer a ordenha de leite materno de toda a mama. 

Ordenha com bomba ( manual ou elétrica)

As bombas prometem ser mais práticas, mas normalmente são mais dolorosas. Acho que são práticas porque você esteriliza tudo junto (bomba e potes), normalmente no microondas, o pote já fica acoplado na bombinha e pode ser mais "discreto" se você precisar ordenhar no trabalho, por exemplo, mas no final das contas o MEU "mamá" gostava de ser ordenhado manualmente... acho q ele "pensava" já que não tem a boca do neném que tenha, pelo menos, a pela da minha "dona" e não esse monte de plástico! (FANTÁSTICO MUNDO DA CAROLINA) 

E o pote, Carol?

Existem algumas opções no mercado que vão de saquinhos individuais (já esterilizados) ao nosso bom e velho vidrinho de azeitona (você vai amamentar e reciclar ao mesmo tempo!!!! OOOBBBAAA), se você optar por potinhos de vidro precisa esteriliza-los antes, ok? 

Acho que Jamie Oliver (LINDO) não usa leite materno nas receitas dele (kkkk)... mas esse vídeo mostra o passo a passo de como esterilizar os vidros.

Se você decidir usar os saquinhos específicos para armazenamento de leite vai precisar primeiro retirar o leite em um pote (tb esterilizado) para depois colocar nos saquinhos ok?!

Aí embaixo tem alguns modelos de opções de recipientes para armazenamento de leite, escolha a que é mais fácil, adequada para você.

E como/aonde guarda, Carol?

O leite materno pode ficar em temperatura ambiente por até duas horas. É só a partir desse tempo que existe o risco de contaminação. 
O tempo de duas horas também vale para quando for dar este leite ordenhado. Por exemplo, se o bebê começou a tomar o leite materno fora do peito às 8h, mas não tomou tudo, esse leite ainda pode ser usado até as 10h. Depois disso é dizer adeus!

E Carol, quando e como coloca na geladeira e/ou freezer?

Bom... já vimos os diferentes recipientes e como esterilizá los... aí você escolhe. Leve em conta o tamanho da sua geladeira, quanto leite vai "estocar" e outros fatores que só você vai saber.

Na geladeira, segundo os padrões determinados pelos especialistas da Rede de Bancos de Leite Humano, o leite materno pode ser guardado por no máximo por 12 horas, para garantir que não seja contaminado. 

Entretanto, essas 12 horas também são relativas (o que não é nessa vida?!). Se na sua casa vocês pensam ou decidem grandes problemas pessoais ou mundiais abrindo a geladeira (conheço bem isso, acredite) ... esse tempo caí para unas 8 ou 10 horas... 

Em geral para períodos maiores que 12 horas o melhor é congelar o leite. 
Para guardar o leite na geladeira, use a prateleira de cima, que é a mais fria, e nunca guarde o recipiente de leite na porta do aparelho. 
Procure deixar o recipiente com leite longe de outros alimentos crus, como verduras e carnes. Lembre- se que se o cheiro de comida interfere no paladar para nós imagina para os bebês!

Como congelar o leite?

Congelar o leite pode ser mais prático e vai te permitir ampliar seu "estoque". Você pode guardar o leite no congelador por até 15 dias, desde que a temperatura esteja abaixo de 10 graus negativos. Essa é a recomendação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. (no manual da geladeira vez dizendo... se não disser, GOOGLE IT.)


Além do recipiente, a ordenha e aonde guardar algumas outras dicas são importantes... 

Não encha o recipiente até a boca. Deixe pelo menos 2 centímetros de espaço até a borda da mamadeira ou do recipiente, porque todo líquido "incha" depois de congelado. (ACREDITE EM MIM)

  1. Antes de congelar, anote numa etiqueta a data do congelamento. Você pode ir preenchendo o mesmo recipiente até ele encher, com várias "tiradas" de leite, mas aí a data de validade do leite vai ser a da primeira ordenha. (gente... sabe aquela hist´ria de que a nossa memória vira de DORI durante a gestação? Eu desconheço... lembrava de tudo até o João nascer... hj em dia? Minha cachorra aprendeu a me enganar e me pede comida logo depois q eu coloquei... e eu? vou lá e coloco de novo! ESCREVAM A DATA... se vocês forem muuiiitttooo organizadas podem colocar os horários tb)
  2. Use outro recipiente (o da bombinha ou um copo de vidro, no caso de ordenha manual) para tirar o leite, e só abra o pote com o leite congelado na hora de guardar o leite novo. https://brasil.babycenter.com/a7600046/como-armazenar-congelar-e-usar-o-leite-materno#ixzz4tdFlRYlN

Que horas tira o leite?

Carol... eu posso tirar o leite à qualquer hora do dia?

Pode... poder pode... mas você já pensou que existem hormônios que fazem nosso corpo funcionar?

Foi assim para o bebê nascer (ocitocina adora escuro... por isso bebê gosta de querer começar a nascer à noite). Assim é quando sua médica/o lindo te manda tomar corticoide entre 7 e 10 da manhã... e por isso homens gostam de namorar de manhã cedo e a maioria das mulheres querem dormir... HORMÔNIOS CONTROLAM NOSSA EXISTÊNCIA POR MAIS QUE NEGUEMOS  ISSO!

Por isso... num mundo ideal seria interessante separar o leite que foi colhido de manhã, a tarde e a noite... porque existem hormônios (mesmo que em pequenas quantidades) que estão presentes em diferentes partes do dia e eles servem para funções diferentes.

Mas CAROL...

"Se eu só tirar leite à noite meu bebê vai dormir o dia inteiro?"

Calma gente ( a felicidade é passageira e você não achou a solução para seu problema de privação de sono! sorrryyyy)... Quando falamos de hormônios, falamos de predisposições... depois de anos de vida em sociedade e, principalmente uma sociedade que nos leva bem para longe do nosso lado fisiológico, essa questão de hormônios ficou bem "suave", mas não custa usá- la a nosso favor, não é? (sempre dentro do possível da sua realidade).

E COMO EU VOU DAR ISSO PARA O BEBÊ?

Gentemmm... Vamos ser realistas. O IDEAL SERIA UMA COPINHO... Nada de mamadeira, nada de bicos para confundirem os bebês e levar a um desmame precoce... mas eu sei que a vida não é perfeita.

Eu não sei quem vai ficar com seu neném... e sei que você vai estar longe de casa, chorando no banheiro de saudade da cria, e cada vez que pensar nele/a o peito vai vazar, você vai querer ter ganhado na mega, vai jogar, vai maldizer o chefe ou a chefa, a sociedade capitalista, Deus e quem tentar racionalizar qualquer coisa com você ... é normal... são os hormônios também...

Mas eu sei que você quer ter certeza que o bebê se alimente da melhor maneira possível, que você quer que as dobrinhas aumentem e tudo mais... Então teremos duas alternativas:

  1. Ou você senta com a pessoa que vai cuidar do neném e explica a importância do leite ser oferecido no copinho e a importância do bebê ingerir a maior parte do leite
  2. Ou para o seu bem estar psicológico e emocional (não queremos que você queira devorar o cuidador/a quando pensar que o bebê não estar "mamando" o leite que você ordenhou com tanto carinho), você oferece o leite com algum tipo de bico. O ideal seria um bico mais rígido para que não haja, novamente, confusão entre os bicos (artificiais e do seio).

A vida não é perfeita... não foi na gestação, nem sempre é no parto e nem sempre será na maternagem. A teoria nos mostra um caminho com menos pedras... mas a nossa realidade nos direciona... Eu te peço para tentar... se informar e tomar sua decisão. Você, e eu vamos sempre acertar? Nunca... mas isso é humanização... na gestação, no parto, na maternagem e na vida... oferecer o conhecimento, escolher, se responsabilizar e acolher o resultado das nossas escolhas...

Ficou com dúvida? 

Fala comigo!

Beijo grande... boa volta ao trabalho e lembre- se... não mate seu chefe... quanto mais stress menos leite produzimos... KKKKK