Doula

Aquela que CUIDA

A palavra DOULA vem do grego e significa "a mulher que cuida", mas a doula faz muito mais, ela mostra opções, ensina, cuida, ri, alimenta o corpo e a alma da gestante, ela abre portas para mudarmos o mundo e renascermos como mãe

Antes do parto a doula acolhe e orienta a gestante/ família sobre o parto e oferece ajuda para que o parto possa ser "desenhado" de acordo com os sonhos, ideais e realidade de cada gestante/ família. A doula orienta no preparo do plano de parto, oferece o chá de bênção e caminha junto da mulher e família nesta jornada rumo ao parto.

Durante o parto ela é o apoio emocional da gestante. Ela faz massagens, propõe posições, incentiva ações possíveis, mantém uma ponte entre a equipe e a gestante, dá colo, suporte, relembra a força e a coragem que está dentro da parturiente e se deslumbra com o nascimento de cada bebê, família, mãe e com o renascimento de cada mulher.

No pós- parto ela visita a nova família e acolhe dúvidas e angustias, traz informações, cuidado e apoio, além de oferecer o chá de colo. Costumo dizer que a doula é uma versão moderna dos 3 reis magos. Ela leva a proteção no puerpério, facilita a amamentação e presenteia com amor.

A presença de uma doula durante o trabalho de parto traz:

  1. Redução de 50% nos índices de cesárias;
  2. Redução de 25% na duração do trabalho de parto;
  3. Redução de 60% nos pedidos de analgesia peridural;
  4. Redução de 30% no uso de analgesia peridural;
  5. Redução de 40% no uso de ocitocina;
  6. Redução de 40% no uso de fórceps.
Além disso, podemos observar:
  • Aumento no sucesso da amamentação;
  • Interação satisfatória entre mãe e bebê;
  • Satisfação com a experiência do parto;
  • Redução da incidência de depressão pós-parto;
  • Diminuição nos estados de ansiedade e baixa autoestima.
Carol, por que eu devo pensar em ter uma doula?

Porque nós somos um terceiro indivíduo que vai acompanhar o gestar, o nascer e até o maternar. A doula não é um acompanhante. Ela é uma profissional qualificada para o suporte emocional durante a gestação, parto e pós parto.

A doula mostra métodos não farmacológicos para dor, indica leituras, traz água, abraça e massageia o corpo e a alma.  E naquela hora que dor toma conta... ela relembra os sonhos e as vontades que ficaram ofuscadas pela dor do parto.



Carol Beckman é doula formada pelas Amigas do Parto, Pela Prefeitura de Belo Horizonte e pela Egrégora.

Tem mais perguntas?